Sistema Nervoso
O sistema nervoso é o responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido a sua presença que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo. Ele é classificado em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), de acordo com sua anatomia e suas funções.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL: É composto pelo encéfalo, localizado no interior do crânio, assim como por diferentes estruturas, e pela medula espinal, alojada dentro da coluna vertebral. O SNC é responsável pelo recebimento e processamento de dados, controlando as funções corporais.
ENCÉFALO: É constituído pelo cérebro, que comanda os movimentos voluntários e é o centro de inteligência, da consciência, do aprendizado e da memória; diencéfalo, dividido em tálamo, que recebe e reenvia informações sensoriais ao córtex cerebral e transmite informações à musculatura; epitálamo que regula os padrões de sono e vigília; e hipotálamo, responsável por organizar as emoções, temperatura corporal, pressão sanguínea e outras funções; mesencéfalo, que controla funções motoras; ponte, onde as vias motoras se cruzam; cerebelo, responsável pelo equilíbrio e o bulbo, que controla funções automáticas.
MEDULA ESPINHAL: A medula é responsável pela condução de impulsos nervosos sensoriais e motores e pelo controle dos atos reflexos. Ao contrário do encéfalo, na medula espinhal a massa branca é externa e a massa cinzenta, interna. A medula tem um formato em “h” e um canal central, preenchido pelo líquido cerebrospinal.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO: É responsável pelo recebimento de informações, sensoriais, provenientes do meio, ou motoras, provenientes do SNC. É formado por:
GÂNGLIOS NERVOSOS: Aglomerações de corpos celulares de neurônios fora do sistema nervoso central.
NERVOS: Feixes de neurofibras envoltos por tecido conjuntivo. Podem ser classificados em três tipos, de acordo com suas funções: sensitivos, que levam sinais captados para o sistema nervoso central, motores, que transmite impulsos do sistema nervoso central até os demais órgãos e mistos, que transmitem informações em ambos sentidos. Segundo sua origem, os nervos podem ser cranianos ou espinais. Os nervos cranianos se originam no encéfalo e enervam principalmente a região do rosto, enquanto os espinais se originam da medula.
Ainda, de acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
-
Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.
-
Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central para regular as funções orgânicas, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes. Ele apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.
De maneira mais simples, esses dois sistemas têm funções contrárias. Enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos.