top of page

Anelídeos

    Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando segmentação. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas. Esses animais podem ser encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme. 

anelideos.jpg

     Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. 

     O sistema digestório dos anelídeos é completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus.

O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes.

     O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue circula por vasos, sendo um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações.

     Esses animais apresentam um par de nefrídios por segmento, os quais são responsáveis por retirar as excretas do sangue e do celoma.

anelideos2.png

     O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas. Os anelídeos aquáticos, por outro lado, realizam respiração branquial.

     O sistema nervoso dos anelídeos é ganglionar, sendo formada por um par de gânglios cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos ventrais. Ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel.

anelideos3.jpg

     Em geral, anelídeos são hermafroditas, portanto cada animal apresenta características do sistema reprodutor masculino e feminino. Eles realizam, porém, fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente. Sendo o clitelo, porção mais clara localizada no corpo do animal, relacionado com a reprodução.

anelideos4.jpg
bottom of page