top of page

Cefalocordados

     Cefalocordadossão animais pequenos finos, com corpo achatado lateralmente, transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente. São representados atualmente pelos anfioxos.

     O corpo dos anfioxos é composto por músculos longitudinais  que são divididos por blocos chamados miotomos. A notocorda se mantém nos adultos dando uma estrutura mais forte ao corpo.

anfioxo4.jpg

        Os anfioxos têm uma abertura por onde a água entra, o átrio, sendo a saída da água o atrioporo. A água, é direcionada para a boca pelos cílios existentes na faringe. Na faringe ela passa pelas fendas faríngeas, onde partículas que servem de comida ficam presas no muco. Depois, o alimento vai para o ceco hepático para ser fagocitado e digerido. No intestino o bolo alimentar é levado para a abertura de excreção por cílios.

anfioxo 1.jpg

     As brânquias nos anfioxos tem um papel pequeno na realização da troca gasosa. A maior parte da troca gasosa é feita por finas dobras que existem na superfície corporal do anfioxo.

     O sistema circulatório desses animais é formado somente por vasos responsáveis pela condução e impulsão do sangue pelo corpo. As trocas gasosas dos anfioxos são feitas através das fendas branquiais.

    São animais que possuem um tubo nervoso dorsal com ramificações para todas as regiões do corpo; e têm a capacidade de captar luminosidade através de células especializadas, além de possuírem receptores de olfato e paladar.

anfioxo3.jpg

      O sistema excretor é composto por protonefrídios que filtram os líquidos corporais do anfioxo e liberam os excretas nitrogenados para o átrio pelos ductos dos nefrídios, sendo, a partir daí liberados para o meio pelo atriporo.

     Os anfioxos são animais dioicos (sexos separados) que realizam fecundação externa e possuem desenvolvimento indireto (com estágio larval).

Anfioxo2.jpg
bottom of page