top of page

Aves

     As aves são animais vertebrados, de sangue quente (homeotérmicos), que possuem o corpo revestido de penas. São endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.000 espécies de aves no mundo. 

aves1.jpg

     Aves são animais de sangue quente, também chamados homeotérmicos ou endotérmicos, por sua capacidade de manter a temperatura corporal constante. 

     As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos (importante para a homeotermia) e funcionam para a camuflagem e como atrativo sexual. Habitualmente, é o macho que possui uma plumagem exuberante, como o pavão.

     

aves2.jpg

     O voo é uma importante adaptação das aves, que lhes permite habitar diversos ambientes, fugir dos predadores, buscar novas fontes de alimentos, aumentar o campo visual, realizar migrações quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, como no período de inverno. A capacidade de voar que as aves apresentam, podem ser divididas em carinatas e ratitas.

     As aves ainda possuem ossos pneumáticos com presença de ar na parte interna, são ocos, o que as torna mais leve para o voo.

     As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas.

Muitas podem voar, outras fazem apenas voos curtos, como a galinha. Algumas aves como os pinguins, sofreram modificações em suas asas, que as tornaram aptas apenas para a natação.

As ratitas são aves que não apresentam carena no esterno, e são incapazes de voar, como a ema e o avestruz.

aves3.jpg

     A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas,situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo.

     Os patos, por exemplo, viram a cabeça até a cauda e esfregam o bico no restante do corpo, impermeabilizando as penas antes de entrarem nas lagoas, o que facilita a sua flutuação.

     Uma característica que favorece a homeotermia nas aves é a existência de um coração totalmente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Não ocorre mistura de sangues. A metade direita (átrio e ventrículo direitos) trabalha exclusivamente com sangue pobre em oxigênio, encaminhando-o aos pulmões para oxigenação.

     

aves4.jpg

     Embora os pulmões sejam pequenos, existem sacos aéreos, ramificações pulmonares membranosas que penetram por entre algumas vísceras e mesmo no interior de cavidades de ossos longos.

     A movimentação constante de ar dos pulmões para os sacos aéreos e destes para os pulmões permite um suprimento renovado de oxigênio para os tecidos, o que contribui para a manutenção de elevadas taxas metabólicas.

aves5.jpg

     As aves têm bico rígido e devido a ausência de dentes, o alimento não passa por trituração na boca.

     O tubo digestivo apresenta algumas adaptações, como presença de papo e de moela (onde o alimento fica um tempo sendo amolecido - papo - e é triturado - moela).

     Após passar pelo intestino, as fezes são eliminadas pela cloaca, que faz parte tanto do sistema digestório, quanto do reprodutivo.

aves6.jpg

     As aves possuem reprodução interna. A fêmea possui um ovário, enquanto o macho libera espermatozoides através dos dois testículos. A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária e por ser porosa permite a troca gasosa entre o embrião e o ambiente. A cloaca é o órgão responsável pela postura dos ovos.

     As aves possuem a visão e a audição bem desenvolvidas. Esses sentidos são muito importantes para o vôo.

Já o olfato é pouco desenvolvido na maioria das espécies.

     A produção de sons é realizada através de uma estrutura situada na base da traquéia, a siringe.

     A vocalização possui uma grande importância na comunicação das aves, sendo uma característica particular de cada espécie.

aves7.jpg
bottom of page