Platelmintos
Os platelmintos, membros do filo Platyhelminthes, são vermes de corpo achatado no sentido dorsoventral que surgiram há provavelmente 600 milhões de anos. Compreendendo em torno de 15 milhões de espécies, eles ocupam ambientes aquáticos ou terrestres úmidos e podem ser de vida livre ou parasitas. Além de possuírem órgãos definidos e serem triblásticos ( 3 folhetos embrionários), os platelmintos têm como característica evolutiva a bilateralidade.
Digestão
Esses animais possuem um sistema digestório incompleto, cavidade digestiva dotada de apenas uma abertura (a boca), que serve tanto para a entrada de alimento quanto para a eliminação de resíduos. A boca está localizada ventralmente no meio do corpo. Por ela sai um tubo, a faringe, por meio da qual eles capturam o alimento. Como não possuem sistema cardiovascular, a cavidade digestória facilita a distribuição de nutrientes.
Respiração
Não contam com sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem através da superfície de seu corpo em respiração cutânea.
Excreção
A excreção de resíduos do metabolismo é feitos em tubos ramificados chamados protonefrídios com células-chama em suas extremidades.
Sistema Nervoso
Em geral, o sistema nervoso é formado por uma par de gânglios cerebrais e 2 cordões nervosos longitudinais ligados por neurônios. Contudo, em alguns tipos (como a planária) também pode haver estruturas sensoriais chamadas ocelos, capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, e órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações do paladar e do olfato.
Classes de Platelmintos
-
Turbellaria: indivíduos de vida livre; corpo simples com epiderme ciliada;sistema digestivo incompleto. EXEMPLO: Planárias.
-
Trematoda: indivíduos parasitas; corpo simples; epiderme com cutícula protetora; ventosas e sem cílios; sistema digestivo incompleto. EXEMPLO: Esquistossomos (esquistossomose).
-
Cestoda:parasitas; corpo metamerizado (segmentado);epiderme com cutícula protetora; ventosas e/ou ganchos; sem cílios; sem tubo digestório. EXEMPLO: Tênias (teníase).
Reprodução
Reprodução Assexuada - Divisão de uma planária, por violência ou deliberadamente, onde, por meio de sua alta capacidade de regeneração, cada uma das partes origina um novo indivíduo.
Reprodução Sexuada - A maioria dos platelmintos são monóicos (hermafroditas) - que podem realizar a autofecundação ou a fecundação cruzada - , mas também há aqueles que são dióicos ( sexos separados) - que realizam a fecundação cruzada. Todos os seres fazem fecundação interna, mas o desenvolvimento pode ser direto ( sem o estágio de larva) ou indireto (com o estágio de larva).
As planárias são hermafroditas, mas fazem a fecundação cruzada e têm desenvolvimento direto (o que geralmente ocorre com vermes de vida livre). Os esquistossomos são dióicos com fecundação cruzada e desenvolvimento indireto. Já as tênias, são hermafroditas com autofecundação e desenvolvimento indireto.
Doenças
Bibliografia:
-www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php
-www.stoodi.com.br/blog/2018/07/09/platelmintos/
-www.todamateria.com.br/platelmintos/
-Manual Compacto de Biologia, Ensino Médio, Editora Rideel, 1ª edição.