top of page
90b53a2c60ca26c67fa5463349f55b23.jpg

Algas e Protozoários

protozoários

     Os protozoários pertencem ao Reino Protista, juntamente com as algas. São organismos unicelulares, eucariontes e heterotróficos. O termo protozoário deriva das palavras em latim proto "primitivo" e zoon "animal", ou seja, animal primitivo. Isso porque já foram considerados animais por serem heterótrofos. Não apresentam nenhum valor taxonômico e, por isso, são considerados um agrupamento artificial.

os-paramecios-sao-exemplos-protozoarios-

Características gerais

 

       Como são eucariontes, os protozoários possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca.

       A maior parte desses organismos é heterotrófica, ou seja, não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. Eles normalmente se alimentam de matéria orgânica, bactérias e até mesmo de outros protozoários.

    Grande parte dos protozoários apresenta vida livre e aquática, podendo apresentar vida livre também em ambientes húmidos. Há algumas espécies também que levam vida parasitária nos organismos de diversos hospedeiros, causando diversas doenças. Possuem papel importante nas cadeias alimentares, em relações de simbiose e também de parasitismo.

      Uma característica típica de suas células é a presença de vacúolos contráteis ou pulsáteis, com função de realizar regulação osmótica.

Devido à diferença de concentração entre o citoplasma e o ambiente externo, há entrada constante de água por osmose. Assim, o vacúolo controla a quantidade de água, recolhendo e eliminando o excesso.

      A membrana plasmática da célula de um protozoário pode ser simples ou recoberta por uma carapaça calcária rígida. Através dela são realizadas as trocas gasosas e a absorção e excreção de substâncias.

20170311-protozoario4.jpg

Digestão

 

     A digestão dos protozoários é realizada por meio dos vacúolos digestivos, estruturas que se formam no interior da célula após a ingestão de partículas externas. Os resíduos são excretados por extrusão do vacúolo ou pelo citopígio.

 

Reprodução

 

    Os protozoários, no geral, se reproduzem assexuadamente por meio do processo denominado de divisão binária ou múltipla, no qual um indivíduo se divide em outros organismos semelhantes a ele. Há também aqueles que se reproduzam sexuadamente, por meio da conjugação, na qual dois indivíduos se unem, trocam material genético e originam novos protozoários. Há ainda algumas espécies que se reproduzem por alternância de gerações (sexuada e assexuada) e por meio da formação de esporos.

 

Respiração

 

     A maioria dos protozoários apresenta respiração aeróbica, absorvendo oxigênio por um sistema de difusão, o que muito depende das condições ambientais. Alguns desses protozoários possuem a capacidade de formar cistos, o que contribuiu para que eles retomassem a sua formação original em condições mais favoráveis à respiração. A troca de gases respiratórios é processada em toda a superfície celular. Os micro-organismos aeróbicos são aqueles que vivem em meio rico em oxigênio; já os protozoários anaeróbicos vivem em ambientes pobres em oxigênio.

 

Classificação dos protozoários

        

     Para a classificação dos protozoários utiliza-se com critério seu modo de locomoção.

Protozoários ciliados: pertencem ao filo Ciliophora. Se locomovem por meio de filamentos curtos e numerosos, os cílios. Estes tem como objetivo movimentar a água, já que comuns em água doce, e arrastar o alimento para o citóstoma (estoma = boca). O material não digerido é eliminado pelo citoprocto (procto = ânus). Muitos protozoários ciliados possuem dois núcleos com funções distintas, o macronúcleo responsável pelo metabolismo e o micronúcleo envolvido na reprodução por conjugação. Ex: Paramecium.

images.jpeg

Protozoários flagelados ou mastigóforos: pertencem ao filo Zoomastigophora. Se locomovem por meio de flagelos em formato de chicote. Estes flagelos podem aparecer em número variável e também auxiliam na captura de alimentos. Alguns protozoários desse grupo podem viver livres a água e outros são parasitas e causam doenças, outros ainda formam associações do tipo mutualismo. Ex: Trypanosoma cruzy

5762dd6ec63a5-doencas-causadas-por-proto
proteu.jpg

Protozoários sarcodíneos ou rizópodos: fazem parte do filo Rhizopoda. Esses protozoários usam prolongamentos do seu citoplasma, os pseudópodes (“falsos pés”) para se locomover.

 

Amebas: são os representantes mais comuns dos Sarcodíneos. A maioria é de vida livre e habita na água doce. Outros podem ser comensais ou parasitas. Os pseudópodes das amebas também são usados para um tipo de alimentação denominada de fagocitose. Elas se aproximam do alimento, o englobam e internalizam em uma bolsa denominada de fagossomo. No citoplasma, o fagossomo se une ao lisossomo, que contém enzimas digestivas e são formados os vacúolos digestivos, no interior dos quais ocorre a digestão. Em seguida, os restos da digestão são eliminados por clasmocitose. Ex: Entamoeba histolytica

Foraminíferos: os foraminíferos são protozoários do filo Foraminifera, que também locomovem-se por pseudópodes.

Eles possuem uma carapaça externa de carbonato de cálcio, com perfurações pelas quais se projetam finos e delicados pseudópodes.

foraminifero1.gif

Heliozoários e radiolários: Os heliozoários e radiolários são protozoários do filo Actinopoda. Eles possuem pseudópodes afilados que se projetam como raios em volta da célula.

     Todos os radiolários são marinhos. Enquanto os heliozoários são marinhos ou de água doce. Em comum, apresentam um "esqueleto" interno de sílica que torna sua forma bem definida.

helizoarios.jpg

Protozoários esporozoários: pertencem ao filo Apicomplexa e não apresentam estrutura locomotora. São parasitas de seres humanos e de outros animais vertebrados e invertebrados e são levados na forma de esporos pelo ar, pela água e até mesmo por animais. Ex: Plasmodium vivax

Doenças e profilaxia

Amebíase

É uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos. 

 

Doença de Chagas

A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. O protozoário Trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea.

 

Giardíase

É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição. Tem como sintomas a cólica, náuseas, diarréia entre outras 

 

Leishmaniose

Os protozoários do gênero Leishmania são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como Leishmanose Visceral ou Calazar. 

 

Malária

Uma doença que é transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros.

 

Toxoplasmose

Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, etc.

 

Tricomoníase

Causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a tricomoníase é transmitida principalmente pelo contato sexual, mas pode ser passada também por roupas, toalhas e assentos sanitários contaminados.

 

De uma maneira geral, para evitar protozooses devemos:

Lavar sempre as mãos após ir ao banheiro e antes e após as refeições; Lavar sempre os alimentos, principalmente aqueles que são consumidos crus, entre outras.

ALGAS

     As algas, pertencentes ao Reino Protoctista, são seres eucariontes (célula com carioteca), autotróficos fotossintetizantes (realizam a fotossíntese) e podem ser unicelulares ou pluricelulares.Embora não sejam plantas aquáticas, esses organismos se assemelham muito às plantas: em sua maioria possuem cloroplastos, parede celular celulósica e uma reserva energética de amido. A única coisa que as diferem é a organização simples das algas, que, ao contrário das plantas, não possuem tecido verdadeiro.

images.jpg

     Quanto à sua classificação, são divididas em 6 grupos, conforme o tipo

de pigmento que possuem e as substâncias que armazenam. São elas:

 

  1. Bacillariophyceae  -Unicelulares (isoladas ou em colônias)

                                        -Parede celular impregnada de silício,

                                         formando carapaça rígida

                                       -Componentes do fitoplâncton

                                       -Ambientes marinhos e de água doce

                                       -Coloração variada entre dourado e marrom

                                        EXEMPLO: Diatomáceas

 

  2. Dinoflagelados  - Unicelulares (isolados ou em colônia)

                                   -Possuem 2 flagelos para locomoção (rodopios)

                                   -Componentes do fitoplancton

                                   -Ambientes marinhos ou de água doce

                                   -Coloração vermelha

                                   EXEMPLO: causadores da maré vermelha e zooxantelas

 

3. Phaeophyceae (Algas Pardas) - Pluricelulares

                                                         -Maior tamanho e complexidade

                                                         -Algumas espécies são comestíveis

                                                         -Ambientes marinhos (maioria)

                                                        -Coloração parda

                                                         EXEMPLO: gêneros Fucus, Sargassum

                                                         e Laminaria

 

4. Chlorophyceae (Algas Verdes) -Unicelulares (isoladas ou em colônias)

                                                          ou pluricelulares

                                                         -Clorofila A e B como pigmento predominante.

                                                         -Ambientes marinhos, de água doce e

                                                         de solo úmido

                                                        -Coloração esverdiada

                                                        EXEMPLO: Clorofíceas

 

5. Rhodophyta (Algas Vermelhas) - Pluricelulares (maioria)

                                                            -Estruturas filamentosas e fixas a substratos

                                                           - Produzem ágar e carragena

                                                           -Coloração avermelhada

                                                           -Ambientes marinhos, de água doce e

                                                           de solo úmido

                                                           EXEMPLO: Gênero Porphyra

 

6.Euglenoides  - Unicelulares, plantonicos e flagelados

                           - Não possuem parede celular rígida

                           - Possuem ocelo ou mancha ocelar (sistema fotossensível)

                           - Algumas espécies são heterotróficas

                           -Coloração castanho-amarelada

                           - Ambientes de água doce (maioria)

                          - Indicadores de poluição na água.

     Sua reprodução pode ser assexuada, ocorrendo por divisão binária (uma célula se divide em outras duas) ou fragmentação (filamentos dispersados em outros meios podem formar uma nova alga), ou sexuada, por alternância de gerações (fenômeno no qual uma geração assexuada, produtora de esporos, alterna-se com com outra, sexuada, produtora de gametas) ou por conjugação (transferência e fusão de material genético de duas células através de uma ponte).

 

     Sua importância vai desde o campo ecológico até o econômico. As algas realizam a fotossíntese no meio aquático, sendo responsáveis por grande parte do oxigênio presente na atmosfera, e são elementos do fitoplâncton (base da cadeia alimentar e fundamental para a sobrevivência de diversas espécies marítmas). Além disso, são ótimos indicadores naturais de poluição ambiental. Por possuir propriedade como alto teor de proteínas, vitaminas e sais minerais, são também muito usadas para consumo humano (principalmente em culinárias orientais). Ainda, há diversos produtos obtidos de algas, tais como ágar, alginatos e carragena.

 

     Contudo, as algas também podem causar problemas ambientais, o principal deles sendo a maré vermelha, a proliferação intensa de dinoflagelados que liberam toxinas na água, fazendo com que a mesma mude de cor.

5CF86.jpg
bottom of page