top of page

Cordados

O filo Chordata reúne organismo pluricelulares e eucariontes com grande grau de complexidade estrutural e organizacional. Representado por alguns invertebrados aquáticos e vertebrados, eles têm em comum características que os assemelham de animais de outros filos, tais como:

 

  • Triblásticos: Na fase embrionária, após o desenvolvimento do zigoto, três folhetos embrionários são gerados (ectoderma, mesoderma, endoderma) e a partir desses folhetos são gerados todos os demais tecidos e órgãos do organismo;

  • Celomados: Também no desenvolvimento embrionário, uma cavidade de nome celoma é formada e é nessa cavidade que órgãos posteriormente formados serão depositados. O celoma também é conhecido como local de depósito das vísceras de um organismo;

  • Metamerizados: Possuem o corpo dividido em segmentos. Assim como os Anelídeos e os Artrópodes, os cordados possuem o corpo e órgãos segmentados;

  • Deuterostômios: Assim como os Equinodermos, os Cordados possuem diversas características marcantes na fase embrionária, mas resumidamente, animais deuterostômios são aqueles em que, na fase embrionária, o ânus é formado primeiro que a boca;

  • Simetria bilateral: possuem apenas um eixo de simetria, ou seja, só possui uma forma de separar esses indivíduos em duas partes iguais.

                                                                                                                                    (FONTE: site querobolsa.com.br)

          Além disso, também possuem características comuns pelo menos em algum ponto de seu desenvolvimento, que os diferenciam de outros, como:

  • Notocorda: bastão gelatinoso originado da mesoderma. Também chamado de corda dorsal, possui duas funções principais: sustentação e dirigir a formação do sistema nervoso no embrião (formação do sulco neural). Em alguns organismos, os vertebrados, a notocorda, após o desenvolvimento embrionário, é substituída pela coluna vertebral.

  • Tubo neural dorsal oco: tubo nervoso dorsal localizado acima da notocorda e originado da endoderme. Se desenvolve formando o sistema nervoso central (como os arcos aórticos, a medula espinhal e encéfalo).

  • Fendas faringeanas: fendas branquiais  laterais nas faringe com função de filtrar o líquido presente no meio, absorvendo alimentos e realizando trocas gasosas. Nos animais aquáticos, essas fendas persistem por toda a vida, já nos animais terrestres, essas fendas se mantém apenas na fase embrionária.

  • Epitélio de revestimento:Dá origem a epiderme, placas ósseas, escamas, penas e pelos.

  • Coração ventral (vasos pulsantes ventrais): exerce papel na circulação (circulação fechada).

  • Cauda pós-anal: função de deslocamento e equilíbrio.

  • Endóstilo: órgão secretor de muco que retém partículas alimentares, as transportando até o estômago e os intestinos, onde são absorvidas (digestão extracelular).

estrutura cordado.PNG

Na figura ao lado tem-se em ordem: 1: Medula espinhal; 2: Corda dorsal; 3: Cordão nervoso dorsal; 4: cauda pós anal; 5: ânus; 6: aparelho digestório; 7: sistema circulatório; 8: atrióporo; 9: espaço acima da faringe; 10: fenda da faringe (Brânquia); 11: faringe; 12: vestíbulo; 13: cílio oral; 14: abertura da boca; 15: gônada (ovário/testículo); 16: sensor de luz; 17: nervo; 18: metapleura; 19: fígado.

CLADO.jpg
CLADOGRAMA CORDADOS1.JPG
bottom of page